Relato de viagem – Transiberiana – Ulan Bator a Pequim

Hora de pegar o último trecho da missão Moscou-Pequim. Como esse trecho também só tinha opção segunda classe, mal podia esperar para entrar na minha cabine linda e cheirosa novamente e desfrutar de todo aquele conforto. Só que não. Alegria de pobre dura pouco mesmo. Quando o trem chegou, chegou um pau de arara sobre trilhos! Entrei na cabine e senti muita saudade da terceira classe russa (sim, da terceira classe!!!). Esse trem era um trem chinês com um aspecto absolutamente abaixo da crítica. Para começar, ele era bem caidinho. O fato de ser velho por si só não me incomoda. O que realmente me incomoda é o fato de terem tido a brilhante ideia de consertar o vão da janela que deixava entrar ar gelado enfiando papel higiênico. Imagina um papel que deveria estar lá há 3 gerações, totalmente amarelo e imundo olhando para você por 33 horas. A janela em si estava tão suja que mal dava para tirar foto de dentro do trem. Para completar, ao nos entregar o lençol (que na Russia vinha todo bonitinho dentro de um saco selado de lavanderia), já o recebemos com alguns cabelos de brinde (a moça do meu compartimento preferiu dormir dentro do saco de dormir. Pena que eu não tinha essa mesma opção, se não seria adepta também!!). A cabine onde o “providinista” ficava era absolutamente lamentável de tão suja!!! No lugar que eles guardavam os lençóis tinha um monte de resto de comida jogado no chão..Quanto ao banheiro e corredor, deixo que as fotos abaixo falem por elas mesmas.
Enfim, resumo da história: nada de 2ª classe cheirosinha. O trem chinês era realmente muito imundo! Eu não sou uma pessoa fresca, mas admito que esse trem passou do limite para mim…Achei realmente muito nojento e já comecei minha impressão dos chineses com o pé errado…
“Será que eu consigo segurar por 33h?”
Banheiro do trem… desanimei até do meu bainho de lencinho
Corredor do trem… 2a classe!
 Bem, como os deuses da viagem também gostam muito de mim, me presentearam com ótimas companhias para não deixar passasse as 31 horas seguintes lamentando o chiqueiro em que estava. No meu compartimento ficou um casal de alemães super bacana. Conversamos bastante, jogamos baralho, fomos jantar, tomar café, etc., no café restaurante e a viagem foi realmente muito boa e passou bem rápido.
Agora um fato engraçado…Estávamos bem de boa jogando nosso baralhinho no nosso compartimento durante uma parada do trem, quando de repente vimos uma pessoa com uma meia branca na mão esfregando nossa janela pelo lado de fora (o trem é bem alto, então viamos só a mão da pessoa e a pessoa não conseguia ver a gente). Eis que depois de uns 5 minutos esfregando bastante a janela para limpar a camada de 3 metros e meio de imundice, a pessoa volta pro trem, entra no compartimento ao lado e em seguida entra no nosso compartimento e diz: “Oh…Wrong window” hahahahah Gastou uma meia achando que tava limpando a sua própria janela…Morri de dó, mas nem liguei hahaha
A vista na saida da Mongólia é do deserto de Gobi, porém não é tãoooo interessante primeiro porque é a mesma paisagem por horas e horas e depois porque o deserto de Gobi não é um deserto de dunas como imaginamos, mas mais plano e vegetação rasteira… Parece uma fazenda seca rsrs Já na chegada da China vale muito a pena ficar acordado! A paisagem é bem interessante, muitas contruções, cidades e montanhas. Adorei as montanhas!! Achei bem bonita a paisagem (vejam fotos abaixo). A única coisa lamentável é o tanto de lixo que a gente vê na beira da ferrovia. Muito muito muito lixo mesmo acumulado na beira por kms e kms…. Realmente a China ainda está longe de entrar numa vibe ecológica rs
Vista do caminho
Lixo no caminho…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: